O que fazer na transição para a aposentadoria? Pensando em auxiliar os servidores e magistrados do TRT-SC a planejar essa nova fase da vida, o Serviço de Saúde, por meio da Seção de Serviço Social, realizou nos dias 28 e 29 de outubro o workshop “Aposentadoria – Planejar para bem viver”, atividade do Programa de Preparação para Aposentadoria. O evento contou com a participação de servidores lotados na sede do Tribunal e em outros municípios do estado, como Videira e Chapecó, que contaram um pouco da sua trajetória no Judiciário catarinense.
O workshop teve como objetivo discutir a carreira, a saúde ocupacional e os projetos de preparação da aposentadoria. Uma das participantes foi a servidora Maria José Olegário, lotada no Conap, que vai se aposentar no começo do ano que vem e sabe que uma mudança dessa magnitude pode trazer impactos para o equilíbrio emocional do trabalhador.
“A gente vê muita gente se aposentando e entrando em depressão por não estar preparada para isso” observou a servidora, que no mesmo dia do curso também recepcionou os novos servidores empossados no Tribunal. “Isso me faz perceber que estou fechando um ciclo, e vim aqui para perder de vez o medo de me aposentar”, brincou, acrescentando que pensa em morar no interior. “Vou voltar às raízes, lá é o lugar onde me identifico", disse ela, natural de Imbituba.
Já Sirlei Sbaraini Canton, servidora da VT de Videira, se aposenta em maio, mas ainda não tem planos. “Na verdade comecei a pensar sobre isso no próprio curso”, contou ela. “Aposentar é um retorno para o convívio com os familiares, e o workshop me fez perceber que se o aposentado não planeja até mesmo seu tempo livre, os outros vão acabar fazendo isso por ele”, destaca.
Viajar pelo país com a família é um dos projetos de Idalécio Azevedo dos Santos. “Nós temos planos de comprar um motorhome, uma espécie de 'casa com rodas', e sair viajando”, afirmou. Lotado na Secretaria de Apoio Institucional, antigo Gapre, ele vai se aposentar em agosto de 2016 e se preocupa em como vai se adaptar a períodos mais longos no ambiente doméstico.
“A gente acaba não se preparando para a aposentadoria, é algo que acontece naturalmente ao longo da vida, mas quero me planejar para curtir ao máximo esse momento”, disse.
Zenita Caldas Santos Sada, lotada na Secretaria da Corregedoria, admite que tinha certo receio em participar do curso. “Achava que era um consolo, uma despedida. Agora, faltando apenas três meses para me aposentar, resolvi participar e me surpreendi”, revelou, afirmando que o evento foi totalmente diferente do que imaginava.
“Fiquei encantada, é dinâmico e fala muito do nosso emocional, de como encaramos a aposentadoria e como isso acaba se refletindo na nossa vida, algo que não costumamos parar pra pensar”, explicou ela, que se aposenta em janeiro e pretende criar uma rotina para cuidar de si e de seus pais.
Vindo da 1ª VT de Chapecó para participar do curso, Geraldo Tirelli vai se aposentar somente em 2017. “Até agora não tinha caído a ficha que vou largar aquela rotina de tantos anos, e nesse aspecto o curso é bem interessante, com atividades lúdicas”, elogia o servidor, que já tem uma futura ocupação para o tempo livre. “A minha ideia é voltar a estudar, quero fazer Direito”, disse.
Próximo evento
O Workshop faz parte de uma série de encontros sobre o tema promovidos pela Seção de Serviço Social em parceria com o Seduc. A próxima atividade acontece na próxima sexta (13): será a videoconferência “Como eu escolho usar o meu dinheiro?”, que será transmitida para todas as unidades via EaD, das 14h às 15h30. Para se inscrever, clique aqui.
Add a comment
0 Comments Add a Comment?