← Back to portfolio
Published on

Palestra sobre doação de sangue enfatiza solidariedade no Tribunal

“É necessário incentivar as pessoas dentro das empresas, organizações, órgãos públicos, a doarem sangue, por ser um movimento de solidariedade”. A fala é de Ivana Santos Rodrigues, assistente social do setor de captação de doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em palestra sobre Doação de Sangue, ocorrida nesta terça-feira (11), no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

A palestra, organizada pela Seção de Saúde do Tribunal, teve como propósito apresentar os serviços oferecidos pelo Hemosc e sanar dúvidas dos servidores do TRE-SC sobre os procedimentos de doação de sangue. As principais dúvidas versaram sobre: o que é preciso para ser doador, duração do procedimento, intervalo mínimo de meses para doação ao ano entre homens e mulheres e resultados dos exames.

A assistente social explicou que a doação de sangue pode ser feita por pessoas entre 18 e 69 anos e, em casos especiais, por menores de idade emancipados ou com autorização dos pais. A primeira doação deve ser realizada até os 60 anos. O procedimento - recepção, cadastro, pré-triagem (onde são realizadas perguntas pela enfermeira do Hemocentro), coleta e o lanche - dura cerca de 55 minutos e depende que o doador apresente um bom estado de saúde.

A bolsa de sangue coletada só é liberada para doação após o resultado do voto de autoexclusão (feito de forma voluntária pelo doador após a triagem), tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos irregulares, hemoglobinas anormais e a conclusão dos testes de triagem sorológica de doenças impeditivas (HIV 1 e 2; Hepatite B e C; HTLV I e II; doença de Chagas e Sílis), que demora em torno de 20 dias, evitando riscos de contaminação para quem recebe. “Se os exames tiverem resultado negativo, que nada o impossibilite de doar, o indivíduo é contatado para receber sua carteirinha de doador de sangue e a doação ca disponível para quem precisa”, explica. Em toda doação será necessário fazer o mesmo procedimento.

O ato de doar


Ivana conta que o mês de junho é o período em que mais são realizadas doações, em razão das campanhas de incentivo nas empresas e do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14/06, mas que é necessária a participação de colaboradores o ano todo. “O que mais sentimos falta é do sangue tipo O-, mesmo sendo doador universal, temos poucos doadores”. Os meses com baixo comparecimento nos Hemocentros de Santa Catarina são julho e agosto, inverno; e em dezembro, janeiro e fevereiro, que segundo ela, deve-se ao esvaziamento da cidade por causa das férias.

Para aumentar o número de doadores em Santa Catarina, o Hemosc criou o projeto Empresa Solidária, uma ação que sensibiliza o segmento empresarial sobre a importância da doação de sangue, além de incentivar o cadastro de doadores. Desde 2017, o Tribunal faz parte do projeto. Neste ano, 24 servidores do TRE-SC já estão registrados no Hemosc como doadores de sangue. Nos anos anteriores, em 2017, 71 servidores foram doadores; e 2018, 81.

No evento, Daniel Sell, diretor-geral do Tribunal, destacou a importância desses dados para as vidas que dependem das doações e falou sobre o signicado da doação de sangue. “Doar sangue é um ato espetacular e de desprendimento. Não sabemos quem vamos ajudar, por isso a beleza dessa solidariedade”. Ao m da sua fala, agradeceu a participação ativa dos servidores do TRE-SC no Hemosc, e parabenizou Rozenei Silveira, da Seção de Segurança e Transportes; Alexandre Roberto Berenhauser, da Seção de Acompanhamento, Avaliação de Gestão e
Auditoria e José Reus Antônio, do Cartório de Criciúma (ZE 092ª), por serem os servidores do quadro do Tribunal que mais doaram sangue. “São pessoas que efetivamente têm sua participação nesse tipo de campanha”.

Alexandre Berenhauser, servidor do TRE-SC desde 1995, é doador de sangue há 10 anos. Para ele, a doação é um ato de solidariedade. “Nunca tive que doar por motivo familiar ou para ajudar alguém especíco, resolvi ser doador de forma voluntária. Sempre que eu posso compareço ao Hemosc”.

Para saber como se cadastrar no banco de doadores, conra a página da Seção da Saúde (http://intranet.tresc.gov.br/servidores/portal-saude/campanha-de-doacao-de-sangue-2019/) ou o portal do Hemosc (http://www.hemosc.org.br/). O Hemocentro ca na avenida Prof. Othon Gama D'Eça, 756 - Centro, Florianópolis -SC, 88015-240, bem próximo ao Tribunal.

Por Suelen Rocha/Jairo Grisa

0 Comments Add a Comment?

Add a comment
You can use markdown for links, quotes, bold, italics and lists. View a guide to Markdown
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply. You will need to verify your email to approve this comment. All comments are subject to moderation.